quarta-feira, 24 de março de 2010

Ondas Sonoras


Amplitude (A) - Distância entre o ponto de equilíbrio da onda e o ponto de desvio máximo relativamente a ele.

Período (T) - Característica essencial que caracteriza uma onda. Geralmente define-se pelo tempo que um ciclo demora a ser percorrido. Ou, de outra forma, é o tempo necessário para que as características da onda se repitam. A sua unidade SI é o segundo (s).

Frequência (f) - Esta grandeza corresponde ao número de vezes que um ciclo é percorrido por unidade de tempo e em unidades SI vem em s-1 ou Hz (em homenagem ao Físico Heirich Hertz).

Comprimento de Onda () - É a distância que um ciclo tem no espaço. Ou, de outra forma, é a distância entre dois pontos consecutivos e equivalentes de uma onda. A sua unidade SI é o metro (m).


Calor e temperatura:

Sempre que um corpo a temperatura superior se encosta noutro com temperatura inferior, há transferência de energia como calor. O corpo que está a maior temperatura transfere energia para o corpo que está a menor temperatura.


* Calor: é a energia transferida entre corpos a temperaturas diferentes, quando estes são postos em contacto, até que se atinja o equilíbrio térmico (ambos os corpos ficam à mesma temperatura).

O equilíbrio térmico é atingido quando ambos os corpos estão à mesma temperatura. Ou seja, o grau de agitação das suas partículas é o mesmo.


* Temperatura: é uma grandeza física que mede o grau de agitação médio das partículas que constituem um corpo.

Para medir a temperatura, utilizam-se os termómetros.

Transferência de Energia


Fonte de energia: é todo o sistema que fornece energia a outro.

Receptor de energia: é todo o sistema que recebe energia e a transforma.

Transferência de energia: é a passagem de energia de um sistema para outro.

Exemplo:





sábado, 20 de março de 2010

CONSTITUIÇÃO DE UM ÁTOMO

Um átomo é formado por um centro, que é fixo, chamado núcleo. É também formado por uma parte exterior com electrões que giram à sua volta a uma grande velocidade. Estes electrões formam camadas que ficam dispostas ao redor do núcleo, camadas essa que formam a núvem electrónica.

O núcleo do átomo é constituido por partículas positivas - os potrões e por particulas negativas - os neutrões.

CORPOS SIMPLES E CORPOS COMPOSTOS:

Um corpo diz-se que é um corpo simples, se for formado por um único tipo de átomos. É o caso do ouro no estado puro, que só contém átomos de ouro.

Corpo composto é o nome dado a todos os outros corpos, formados por mais do que um tipo de átomos, como é o caso da água que exemplifiquei anteriormente. É constituído por um átomo de oxigénio e dois átomos de hidrogénio.

ESTADO SÓLIDO, ESTADO LÍQUIDO E ESTADO GASOSO DA MATÉRIA:

A matéria pode estar em 3 estados. No estado sólido, estado liquido e estado gasoso.

No estado sólido os corpos têm sempre um volume determinado e uma forma determinada, como é o caso de uma pedra ou de uma cadeira.

No estado líquido o volume também é determinável mas a forma é indeterminada, já que pode ter diferentes formas conforme o espaço que ocupar. Exemplo disto é a água ou o leite.

No estado gasoso o seu volume e forma são indeterminados, como por exemplo o gás ou o fumo de uma fábrica.

MATÉRIA, ÁTOMOS E MOLÉCULAS:

 Tudo aquilo que nos rodeia e ocupa um certo espaço tem o nome de matéria.

A parte mais pequena da matéria, que contém as mesmas características da mesma matéria tem o nome de molécula. Mas esta molécula, é possível de ser ainda mais dividida em constituintes mais pequenos os quais têm características bem diferentes da própria matéria. Estes constituintes recebem o nome de átomos, palavra grega que significa “não divisível”. Esta palavra deixou de ser apropriada já que hoje em dia consegue-se dividir os átomos em partículas ainda mais pequenas.

Exemplo: a água é a matéria que é formada por moléculas. As moléculas de água são por sua vez formadas por três átomos. Dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio.



Seguidores