sábado, 22 de maio de 2010

Arco-íris


Quando a luz branca do Sol incide numa gota de àgua, refracta-se (pois há mudança de de meio óptico) e muda de direcção no seu interior.


A luz branca do Sol é constituída por várias radiações, todas com características diferentes, pelo que dentro da gota de àgua cada radiação vai propagar-se a uma velocidade diferente (dispersão), sofrer uma reflexão e nova refracção (quando sai da gota de água)

Refracção da Luz


Fenémono que ocorre quando a luz muda o seu meio de propagação.
A refrazção da luz pode ser entendida como a variação da velocidade sofrida pela luz ao mudar de meio.

Reflexão da Luz

Reflexão é um fenómeno físico no qual ocorre a mudança de direcção de propagação da luz. Ou seja, consiste no retorno dos feixes de luz incidentes em diracção à região de onde ela veio, após os mesmos entrarem em contacto com uma determinada superfície reflectora.

Triângulo de Visão

Para observar um objecto é necessário que este emita parte (ou a totalidade) da luz que recebeu, de uma fonte luminosa, para um detector. O objecto, a fonte luminosa e o detector constituem o triângulo de visão.

Reflexão do Som

A reflexão do som ocorre quando as ondas sonoras encontram superfícies lisas e duras. Nestas condições voltam para trás reflectindo-se.

Eco

O eco ocorre se a distância de origem do som e o obstáculo for, no mínimo, de 17m.

Altura, Intensidade e Timbre

Timbre

É a propriedade do som que permite distinguir sons com diferentes fontes sonoras.

Intensidade

A intensidade de uma onda sonora depende da amplitude dessa onda. Um som com maior amplitude é um som forte, enquanto que um som com menor amplitude é um som fraco.
Altura



Som GRAVE


Som AGUDO




Os sons graves, também chamados sons baixos, são sons com maior comprimento de onda (menos frequência).



Os sons agudos, sons altos, são sons com menor comprimento de onda (maior frequência).

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sonar


Sonar é a sigla em inglês de Sound Navigation And Ranging, ou navegação pelo som. É um instrumento auxiliar da navegação marítima. Este sistema inicialmente era empregado na localização de submarinos (em guerras), mas hoje em dia é também usado no estudo e pesquisa dos oceanos (determinação de profundidades ou de depressões) e na pesca, para a localização de cardumes.

O princípio básico de funcionamento do sonar é a emissão de ultra-sons (ondas mecânicas de alta frequência) por um aparelho colocado nos navios. O som emitido propaga-se na água, reflete-se no fundo dos oceanos ou nos objectos (peixes), retorna e é capitado pelo receptor, que registra a variação de tempo entre a emissão e a recepção do som.


quarta-feira, 24 de março de 2010

Ondas Sonoras


Amplitude (A) - Distância entre o ponto de equilíbrio da onda e o ponto de desvio máximo relativamente a ele.

Período (T) - Característica essencial que caracteriza uma onda. Geralmente define-se pelo tempo que um ciclo demora a ser percorrido. Ou, de outra forma, é o tempo necessário para que as características da onda se repitam. A sua unidade SI é o segundo (s).

Frequência (f) - Esta grandeza corresponde ao número de vezes que um ciclo é percorrido por unidade de tempo e em unidades SI vem em s-1 ou Hz (em homenagem ao Físico Heirich Hertz).

Comprimento de Onda () - É a distância que um ciclo tem no espaço. Ou, de outra forma, é a distância entre dois pontos consecutivos e equivalentes de uma onda. A sua unidade SI é o metro (m).


Calor e temperatura:

Sempre que um corpo a temperatura superior se encosta noutro com temperatura inferior, há transferência de energia como calor. O corpo que está a maior temperatura transfere energia para o corpo que está a menor temperatura.


* Calor: é a energia transferida entre corpos a temperaturas diferentes, quando estes são postos em contacto, até que se atinja o equilíbrio térmico (ambos os corpos ficam à mesma temperatura).

O equilíbrio térmico é atingido quando ambos os corpos estão à mesma temperatura. Ou seja, o grau de agitação das suas partículas é o mesmo.


* Temperatura: é uma grandeza física que mede o grau de agitação médio das partículas que constituem um corpo.

Para medir a temperatura, utilizam-se os termómetros.

Transferência de Energia


Fonte de energia: é todo o sistema que fornece energia a outro.

Receptor de energia: é todo o sistema que recebe energia e a transforma.

Transferência de energia: é a passagem de energia de um sistema para outro.

Exemplo:





sábado, 20 de março de 2010

CONSTITUIÇÃO DE UM ÁTOMO

Um átomo é formado por um centro, que é fixo, chamado núcleo. É também formado por uma parte exterior com electrões que giram à sua volta a uma grande velocidade. Estes electrões formam camadas que ficam dispostas ao redor do núcleo, camadas essa que formam a núvem electrónica.

O núcleo do átomo é constituido por partículas positivas - os potrões e por particulas negativas - os neutrões.

CORPOS SIMPLES E CORPOS COMPOSTOS:

Um corpo diz-se que é um corpo simples, se for formado por um único tipo de átomos. É o caso do ouro no estado puro, que só contém átomos de ouro.

Corpo composto é o nome dado a todos os outros corpos, formados por mais do que um tipo de átomos, como é o caso da água que exemplifiquei anteriormente. É constituído por um átomo de oxigénio e dois átomos de hidrogénio.

ESTADO SÓLIDO, ESTADO LÍQUIDO E ESTADO GASOSO DA MATÉRIA:

A matéria pode estar em 3 estados. No estado sólido, estado liquido e estado gasoso.

No estado sólido os corpos têm sempre um volume determinado e uma forma determinada, como é o caso de uma pedra ou de uma cadeira.

No estado líquido o volume também é determinável mas a forma é indeterminada, já que pode ter diferentes formas conforme o espaço que ocupar. Exemplo disto é a água ou o leite.

No estado gasoso o seu volume e forma são indeterminados, como por exemplo o gás ou o fumo de uma fábrica.

MATÉRIA, ÁTOMOS E MOLÉCULAS:

 Tudo aquilo que nos rodeia e ocupa um certo espaço tem o nome de matéria.

A parte mais pequena da matéria, que contém as mesmas características da mesma matéria tem o nome de molécula. Mas esta molécula, é possível de ser ainda mais dividida em constituintes mais pequenos os quais têm características bem diferentes da própria matéria. Estes constituintes recebem o nome de átomos, palavra grega que significa “não divisível”. Esta palavra deixou de ser apropriada já que hoje em dia consegue-se dividir os átomos em partículas ainda mais pequenas.

Exemplo: a água é a matéria que é formada por moléculas. As moléculas de água são por sua vez formadas por três átomos. Dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio.



Seguidores